Idéias fracas são idéias abertas ao "real" e à auto-crítica, idéias que sobrevivem no limite de sua perdição, idéias que esperam o momento de trocarem a própria pele, simbiose entre eu que penso e a idéia que me pensa.
A idéia de idéias fracas eu a tomei de meu atual maior companheiro - Edgar Morin. Ei-lo:
"Devemos travar uma luta crucial contra as idéias, mas só podemos fazê-lo com a ajuda das idéias. Todo diálogo com o mundo, com o real, com o outro, conosco, passa pela mediação das nossas palaras, enunciados, idéias, teorias e mesmo mitos; não podemos sonhar em nos livrarmos disso. A mediação das idéias é inevitável, indispensável (...). Há, naturalmente, certezas possíveis, mas estas só podem ser fragmentárias, nunca fundamentais, para sempre incapazes de aplacar a sede ilimitada de entendimento. O desejo de liquidar a incerteza pode então nos aparecer como a doença própria das nossas idéias e dos nossos espíritos, com todo encaminhamento para a grande certeza não passando de uma gravidez nervosa. Em conseqüência, toda certeza fundamental e toda crença no conhecimento final devem ser eliminadas para sempre. Isso, que pode levar ao ceticismo generalizado e à renúncia, é o que nos empurra - sim, sim, Morim, e a mim, e a mim! - ardentemente para a pesquisa" (Edgar MORIN, O Método 4 - As idéias: habitat, vida, costumes, organização. 3 ed. Porto Alegre: Sulinas, 2002, p. 302).
Esse, hoje, é meu credo. Meu mais profundo credo. Na bandeira que tremula sobre o cume do Monte Solidão, tremula o leva dos horticultores de futuro: cultivai idéias fracas!
(2020/058) Racismo e opressão
-
O racismo é a expressão cultural da opressão política. O racismo existe
porque há classes étnicas que são mantidas sob opressão contínua. O racismo
só...
(2008/9) Zuck denuncia Justino, Ireneu e Tertuliano
-
1. Quando li Zuck afirmar que Justino, Ireneu e Tertuliano, os fundadores
do modelo milenar de interpretação cristã das Escrituras, teriam sido,
ainda que ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário